top of page

Como se posicionar e cobrar por um projeto cultural?



A imagem de fundo mostra um festival acontecendo no plano diferente da imagem tem a logo da Escola desenvolvimento artístico junto com a escrita blog e o título da matéria como cobrar por projetos culturais

O mercado de projetos culturais é um ambiente dinâmico e promissor que oferece aos escritores de projetos uma variedade de oportunidades. Mas para se destacar e construir uma carreira sólida nessa área, é fundamental saber como se posicionar estrategicamente. Neste artigo, discutiremos a definição de honorários, a importância da profissionalização e o registro de suas atividades.





Como cobrar por um projeto cultural?


Um dos maiores desafios para escritores de projetos é definir um valor justo por seu trabalho. Diversos fatores influenciam na precificação, como complexidade, experiência, mercado local e o valor agregado.


Projetos de maior porte, com mais etapas e exigências, naturalmente demandam um investimento maior de tempo e expertise, assim como profissionais com mais experiência e um portfólio sólido podem cobrar valores mais altos. Então, se o seu trabalho se encaixa nessas duas áreas, revise seu valor cobrado. Para isso, pesquise os valores praticados por outros profissionais na sua região para ter uma noção da média de mercado. Além da escrita do projeto, considere outros serviços que você oferece, como consultoria, acompanhamento durante a execução e avaliação de resultados.


Na nossa área, a sinceridade sai como um diferencial. Se possível, explique ao cliente os motivos pelos quais você está cobrando aquele valor, detalhando as etapas do trabalho e os benefícios que ele terá ao contratar seus serviços. Esteja aberto à negociação, mas tenha em mente o valor mínimo que você precisa para cobrir seus custos e garantir a qualidade do seu trabalho. Além do pagamento por projeto, você pode oferecer pacotes de serviços, cobrar por hora ou estabelecer uma parceria com o cliente.





Como se tornar um(a) profissional de destaque?


Para se destacar no mercado de projetos culturais, você deve se profissionalizar com urgência. O setor cultural está crescendo e se profissionalizando. Profissionais que antes se estruturavam com sua “expertise”, hoje já não conseguem o fazer apenas se sustentando nessa ideia. O registro profissional e a especialização sobre o assunto com cursos reconhecidos pelo MEC é exigido para trabalhar conforme o mercado se molda, sejam novas ferramentas, novo modus operandi e novas legislações.


Além de buscar a profissionalização de fato, participe de eventos e grupos de discussão para ampliar sua rede de contatos e conhecer outros profissionais da área. Por mais preparado que seja um profissional, esse, sem ajuda ou sozinho, pouco faz efeito, e não tem para quem oferecer seu trabalho. ESTEJA NO MEIO!


Ter um portfólio atualizado com seus projetos, destacando os resultados obtidos pode se tornar uma excelente credencial. Por mais pequeno que seja o trabalho, inclua em seu portfólio. Mostre que não importa o tamanho, seu trabalho continua sempre com excelência.


Formalize seu negócio como jurídica. Isso te dará mais credibilidade e facilitará a emissão de notas fiscais e a participação em editais.





Qual a importância do Registro Profissional?


O registro profissional é um passo importante para qualquer profissional, especialmente para aqueles que desejam construir uma carreira sólida e confiável ou trabalham em áreas regulamentadas. O registro oferece vários benefícios aos escritores de projetos culturais.


Sua qualificação e experiência na área são comprovadas pelo registro, aumentando a credibilidade de seus serviços. Ao se registrar, você passa a fazer parte de um cadastro oficial, o que facilita a localização dos serviços que você pode oferecer aos futuros clientes. Demonstra sua dedicação à profissão e à qualidade dos seus trabalhos.


Além disso, vários editais e concursos públicos exigem que os participantes sejam profissionais registrados em seus respectivos conselhos. Como eles oferecem maior segurança e confiabilidade, empresas e organizações preferem trabalhar com profissionais registrados. Com o registro, você pode encontrar novas oportunidades e trocar experiências com profissionais da área.



Para o registro, é necessário participar de atividades de atualização profissional, que promovem o crescimento e o aprimoramento profissional. O código de ética de cada profissão guia a conduta dos profissionais para garantir que os serviços sejam de alta qualidade.


Ou seja, o registro demonstra seu compromisso com a profissão e te diferencia de profissionais informais. Muitas instituições exigem que os prestadores de serviços sejam devidamente registrados, e, agora, com a profissionalização do setor, essa área não escapa desse novo fato.





Como se posicionar no mercado?


Primeiro, defina seu público-alvo. Identifique os tipos de clientes que você deseja atender e adapte sua comunicação e serviços às suas necessidades.


Além disso, para se destacar, é muito importante você criar uma marca pessoal para se diferenciar dos demais. Quando se tem uma marca, para associarem você e projetos que precisem ser escritos, será um processo quase que automático. Desenvolva uma identidade visual e um discurso que te tornam único(a).


As redes sociais são uma grande ferramenta para divulgar seu trabalho e estabelecer conexões com potenciais clientes. Além de escrever projetos, você pode ajudar na gestão cultural, produzir eventos e se comunicar.


Procure também diferentes tipos de pessoas. Apenas com seu CPF, você pode começar uma carreira, mas se tornar uma pessoa jurídica, como MEI ou etc., pode lhe oferecer mais oportunidades e editais e projetos. É possível emitir notas fiscais e evitar problemas se você agir dessa forma legal.


Por fim, investindo em sua profissionalização, você estará mais preparado para entrar no mercado de projetos culturais e construir uma carreira próspera. Tenha conhecimento técnico e habilidades com as ferramentas necessárias, estabeleça uma conexão sólida com outras pessoas, divulgue seu trabalho e demonstre seu potencial. Seja objetivo e cumpra o que se comprometeu. Seja receptivo a novas oportunidades e dificuldades.


Lembre-se de que o mercado de projetos culturais é altamente competitivo e em constante mudança. Você estará mais preparado para alcançar o sucesso se investir em sua profissionalização e construir uma marca sólida.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page