Como apresentar um projeto cultural e definir seu objetivo?
Uma das maiores dores de cabeça de artistas ou fazedores de cultura é quando chega a hora de elaborar um bom projeto cultural e/ou social.
Para um projeto ser digno de inscrição, é preciso apresentar de forma concisa e definir muito bem o objetivo dele, quais são os resultados esperados. Mas como fazer isso? Como elaborar uma apresentação cativante e saber qual rumo ele deverá tomar?
Apresentando o Projeto:
Primeiro, para estruturar de forma coerente a sua ideia, independente da área, o seu projeto deve reunir o máximo de informações possiveis.
Para facilitar essa captação de dados sugerimos que você comece respondendo essa sequência lógica de perguntas: O quê? Por que? Quem? Como? Quando? Onde?
A apresentação de uma proposta consiste em informar de forma mais objetiva possível o que é o seu projeto. O texto precisa ser direto, coerente e obedecer uma estrutura básica de textos: introdução, desenvolvimento e conclusão, dedicando ao menos um parágrafo para cada um deles.
Se você ainda não tem isso definido, pode passar para a próxima etapa.
Qual será o Rumo? (Objetivo):
Como o próprio nome diz, aqui é preciso que você tenha objetivide ao definir o rumo do projeto. É necessária uma abordagem direta, sem o uso de figuras de linguagem ou de termos e frases de efeito. Não corra o risco de gerar dúvidas a quem avalia. O objetivo precisa ser objetivo.
Definindo o Objetivo:
É necessário estipular metas tangíveis para que se consiga alcançar esse objetivo. Por essa razão, vamos usar o método M.A.R.T.E. para nos ajudar a identificar metas:
Mensurável; Atingível; Relevante; Temporal; Específica.
Quando conseguimos metas possíveis, aumentam as chances de conseguir convencer o avaliador e um possível apoiador desse projeto. Caso seja bem escrito, jamais gerará dúvidas para quem avaliar ou apoiar.
Em resumo, quanto mais espairecida sua escrita, apresentação, objetivos e montagem, mais chamativo e atrativo se torna seu projeto!
Comments