top of page

A Importância da PNAB para Todos os Fazedores de Cultura e como melhorar sua escrita.


A Importância da PNAB para Todos os Fazedores de Cultura e como melhorar sua escrita.


A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) representa uma oportunidade única para o setor cultural brasileiro e para todos os fazedores de cultura, disponibilizando recursos importantes para o desenvolvimento de projetos culturais. Ela é um marco histórico para o setor cultural brasileiro, democratizando o acesso a recursos e fomentando a criação, produção, difusão e preservação de bens culturais. Mas por que ela é tão importante para todos os fazedores de cultura?





Primeiro, precisamos destacar que ela abrange um amplo leque de manifestações culturais, desde as artes visuais e música até o artesanato e o patrimônio cultural. Ou seja: artistas, produtores culturais, gestores de espaços culturais e outros agentes do setor podem encontrar editais que se encaixam em suas realidades e necessidades. Os recursos da PNAB são distribuídos para todo o território nacional, incentivando a produção cultural em regiões mais afastadas dos grandes centros, fortalecendo a cultura local e regional.


Impacto Social:


Além de descentralizar os investimentos culturais por todo o Brasil, A PNAB busca valorizar a diversidade cultural brasileira, incentivando projetos que promovam a cultura de grupos minoritários, como indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, dando voz e oportunidades para grupos que muitas vezes foram minimizados e calados. Ou seja: não importa quem você é!





E também não precisamos falar o quão positivamente a Política afeta a economia de diversas regiões, municípios e comunidades. Traz mais visibilidade, gera empregos, turismo, infraestrutura… enfim, inúmeras coisas que já são explícitas, coisas boas que a arte e cultura trazem à sociedade (acesse outros conteúdos do Blog D.A.).


No entanto, a concorrência por esses recursos é acirrada, e a qualidade da escrita do projeto é um fator determinante para o sucesso na captação de recursos. Investir em capacitação e buscar aprimoramento é fundamental se quiser tomar a decisão de embarcar nesse trem repleto de oportunidades.


Como Melhorar a Escrita?


Primeiro, você precisa ler atentamente o edital que você mais se encaixa e se interessou e compreender todas as suas exigências. Verifique os critérios de avaliação, a documentação necessária e o prazo para a submissão dos projetos.


Depois, organize o seu projeto de forma lógica e coerente, seguindo a estrutura indicada no edital. Além disso, se atente em melhorar sua parte na prestação de contas e orçamentos. É de extrema importância saber lidar com alguns cálculos nessa hora, e manter o realismo para mostrar viabilidade e sustentabilidade da sua ideia.





Evite utilizar muitos termos técnicos, muitas escritas e principalmente: I.A.’s. Se você quer utilizar ferramentas que te auxiliem, busque modelos e planilhas técnicas. Mas cuidado: existem diversas na internet. Pesquise saber de onde você busca para não ter dores de cabeça futuramente.


Um bom projeto precisa ser conciso, claro, viável, com cronogramas e orçamentos definidos e detalhados, objetivo e coerente! Para muitos fazedores, a PNAB representas uma chance única de dar visibilidade à suas ideias, comunidades e regiões, além de ser um caminho muito interessante para o sucesso, transformando sua paixão em ofício!

Além disso, na sexta-feira, dia 30 de agosto de 2024, às 20 horas, teremos uma leitura comentada pela professora Lígia Lima sobre o texto da Política Nacional Aldir Blanc. Para participar dessa aula gratuita, basta se cadastrar através do formulário disponível clicando aqui!


Após o cadastro, recomendamos que você entre no grupo de WhatsApp, cujo link estará no final do formulário, para receber todas as informações e atualizações sobre a aula. Não perca essa oportunidade de se aprofundar ainda mais no tema!

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page